domingo, 24 de julho de 2011

Você está por dentro? Diversos cursos gratuitos em BH e pela internet!



Demorei para escrever um novo post para o blog, pois resolvi me presentear com uma folga merecida depois de tanta ralação na faculdade. Hoje resolvi falar sobre os cursos online e presenciais gratuitos que conheço. São bons para quem é estudante, graduado ou aspirante a prosseguir com os estudos. Confira! ;)

A primeira dica é para quem já quer começar a se preparar para a Copa 2014. Através do site www.capacitacaoemturismo.org.br/, o Ministério do Turismo e a Fundação Universa oferecem 20 cursos online gratuitos, com temas diversos: Cultura brasileira e futebol, Produção e Gestão de Eventos, Turismo e Hotelaria para Eventos, Cerimonial e muito mais! Vale à pena conferir, eu mesma já fiz alguns e aprovo.

Para quem é morador de Belo Horizonte e região, também há opções de cursos presenciais no site: www.capacitacaoemturismomg.org.br/. Nesta primeira etapa são oferecidos cursos presenciais de Idiomas, Atendimento ao Turista com qualidade e História de Minas Gerais. As inscrições são feitas pelo site, mas as vagas para alguns cursos já estão esgotadas. Vale à pena conhecer o site, fazer alguns dos cursos online e ficar ligado na abertura de novas turmas presenciais!

Ainda em BH, são oferecidos cursos presenciais pela ONG Valorizar (http://www.ongvalorizar.org.br/), que é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que ministra cursos de capacitação totalmente gratuitos, visando a inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho. Entre os diversos cursos que a ONG oferece você encontra: recepcionista de eventos, secretariado, mecânica e elétrica de motos, auxiliar administrativo, cuidador de idosos e cabeleireiro. Para se inscrever, o interessado deve se dirigir até ONG com seus documentos, comprovante de endereço, comprovante de inscrição no ENEM e 1kg de alimento não-perecível. As inscrições estão abertas e as aulas começam no dia 08 de agosto.

A Fundação AC Minas oferece cursos profissionalizantes presenciais, como: informática, auxiliar administrativo, recepcionista, vendas e inglês básico, além dos cursos à distância: 5S, Desenvolvimento de líderes, Orçamento Familiar, Montagem e Manutenção de computadores e muitos outros. Visite o site! http://www.fundacaoacminas.org.br/facminas/?p=92

Para quem se interessa por diversidade cultural, comunicação e artes, vale conhecer a ONG Observatório da Diversidade Cultural (http://www.observatoriodadiversidade.org.br/) que desenvolve programas de ação colaborativa entre gestores culturais, artistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores. Entre as atividades oferecidas pela ONG, você encontra: Curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural, Seminário da Diversidade Cultural e cursos de Formação Continuada, como: Cultura, Cidade e Desenvolvimento, além de várias oficinas. Tudo isso gratuito! ;) Visite o site para conhecer os cursos e os requisitos para participar. 

Para quem está precisando fazer um curso de línguas, mas que não pode desembolsar muita grana, deixo a dica dos cursos com preços acessíveis da Fundação CefetMinas (http://www.fundacaocefetminas.org.br) que são muito bons e baratinhos! Eu faço e indico!

Bom, como são muitos os sites que oferecem cursos à distância, eu precisaria de muitos outros posts para citar todas as oportunidades bacanas que existem por aí. Além dos que citei, também indico os cursos EAD do SENAI (www.senai.br/ead) e da Fundação Getúlio Vargas (http://portal.fgv.br/), que são bem didáticos e interessantes.

Os cursos de educação à distância são importantes ferramentas de difusão do conhecimento de maneira ampla e barata. Com eles, você adquire novos conhecimentos, dá uma incrementada no currículo e estuda de acordo com sua disponibilidade. Se você ainda não fez algum deles, vale a pena conhecer. A internet é muito mais do que as redes sociais, não é verdade?

Visite os sites, indique para seus colegas, familiares e amigos e depois conte como foi! ;)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário